quinta-feira, 9 de julho de 2009

Promoção I N A C R E D I T Á V E L!



Não, amigos, este não é um post sobre uma loja no shopping que está liquidando aquelas camisas pólo lindas, ou aqueles lenços palestinos que estão super hype. Muito pelo contrário, é sobre mais um dos tristes exemplos de homofobia dentro (eu disse DENTRO) da universidade - infelizmente a UFMG, mesma instituição que sediará o ENUDS 7, em setembro.

Um rapaz, aluno do primeiro período de um certo curso de um dos prédios próximos da avenida Antônio Carlos (sim, estamos omitindo nomes e localizações exatas de propósito), no campus Pampulha, foi ao quadro no intervalo da aula e escreveu a seguinte frase: "promoção: mate um homossexual e ganhe um pneu". Chocada, uma estudante membro do Gudds! levou o assunto ao grupo para que fosse discutido qual atitude tomar.

É interessante e triste notar que o agressor era um rapaz jovem - ou seja, tão novo e já homofóbico. Surgiram várias idéias para tentar conscientizar a pessoa sobre o absurdo da situação - desde as diplomáticas (e mais recomendadas, já que o que buscamos é a paz e o respeito), como conversar com ele e com as autoridades do campus, até as bem-humoradas, como levar o "prêmio" da promoção - um pneu, mas com uma fita com as cores do arco-íris - para a sala de aula e entregar.

O consenso foi por uma conversa com a turma, algo que conscientizasse sem expor ninguém, feita pela própria aluna que denunciou o caso. Vestindo uma camiseta branca, ela foi à frente da turma e falou sobre a paz, a importância do debate dentro da academia e do respeito à diversidade sexual. Brilhante.

Mesmo esse tipo de atitude indignando a gente, a resposta acabou sendo a mais acertada: devolver a agressão em forma de respeito, mostrando que errado é quem se acha acima dos direitos dos outros. Por essas e outras é tão importante que esta edição do ENUDS seja super mega bem-sucedida e conte com a presença de vários movimentos e instituições, para que as discussões sejam ricas e suscitem soluções.

Por isso, repetimos: PARTICIPE!

2 comentários:

  1. aí vc pensa. um cara desses tá na universidade e vai ser um profissional de alguma área daqui a uns anos. e vai prestar serviços direta ou indiretamente pra sociedade. que beleza. sinceramente, dá vontade de mandar voltar 10 casas e estudar tudo de novo pq esse não aprendeu nada.

    k

    ResponderExcluir
  2. Fico me questionando: ele pode até não ter aprendido nada, mas onde está a política de intervenção mais efetiva da universidade em relação a esses casos? Adiantaria o cara voltar 10 casas? Aprenderia algo de novo? Ou chegaria num mesmo lugar que está? Digo isso, porque tbm venho de um curso onde a discriminação (dos mais variados tipos) é frequente, mas nossa intervenção mais educativa tbm. Assim acredito... E preciso acreditar... Tenho certeza de que, mesmo com uma série de limitações reconhecidas, fazemos o que podemos; mas tbm acho que podemos sempre, sempre mais um pouco!
    Cris Pisani

    ResponderExcluir