quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Big Brother Brasil todo trabalhado nas polêmicas II

Vejamos agora outro texto, este retirado do blog da Mary W, que, apesar de escrever muito bem, aflige um pouco com essa falta de parágrafos e essa pontuação à la Saramago. Mas né, o texto é muito bom e discute a campanha feita na internet pela eliminação da participante Ana Angélia, a Morango, do BBB 10 e, por outro lado, a campanha feita internacionalmente para eliminar Dourado do mesmo programa.
Veja aí abaixo (também compartilhado via lista):

Movimento gay, BBB e repercussão internacional

Eu tratei BBB com tanto carinho durante todos esses anos. Por isso me sinto quase na obrigação de dizer alguma coisa sobre a eliminação da Morango. Primeira lésbica assumida do programa. Sobre a trajetória dela, não tenho muito a dizer. Eu não tô assistindo à décima edição e não vi o point of no return que ela teve. Acompanhei um pouco pela internet, entretanto, a violência da "campanha" de eliminação. Fiquei chocada, como todo mundo. Como ícone lésbico, considero que ela fez e fará um ótimo papel. Ela bem bonita, um pouco articulada e tem aquele bom humor e aquela risada. Bem vinda, sente-se ali, abaixo da Shena. Bem abaixo. Mas sente-se. Meu desapontamento com ela se deu por conta da amizade dela com o Dourado. Não tenho elementos pra dizer que a ruptura a redimiu. Já disse. Parei de assistir. O que ficou pra mim foi a mobilização mesmo. Eu fico com pé atrás e acho super perigoso o movimento gay chamar no peito essas coisas. Já falei sobre isso no post sobre a enquete do Senado e mantenho aqui a opinião. Mas eu gostei da ação nesse caso específico. É um movimento social interessante esse. Porque ele faz uso de todas as brechas, capta a reação popular, embarca junto. Eu sou meio moderna demais e prefiro as ações em instâncias mais legítimas. Mas não tem medo esse movimento. Medo de nada. Vocês estão putos com o Dourado? Nós vamos com vocês. O movimento feminista não consegue fazer isso. Arregalei os olhos quando vi as Riot Grrrrls pela primeira vez, mas noto que elas também se tornaram modernas. O movimento gay chega junto. Que merda é esse tal de jornal Meia Hora? Quem já ouviu falar dele? Qual é a relevância dele em qualquer debate? NENHUMA. Mas não importa. A capa foi linkada twitter afora. Incomodou gays e lésbicas do Brasil. Então, o movimento vai lá. E faz tudo. Solta nota de repúdio, se oferece para treinamento. Como se fosse assim. A Folha de São Paulo. Claro que todo movimento social tem que ter uma agenda. E a gente sabe que o movimento gay tem e a gente até conhece parte da agenda. Mas é absolutamente incrível perceber isso. Como ele deixa que os potenciais militantes influenciem na agenda.Nós estamos parados, votando contra Marcelo Dourado. Isso é tão tolerante e flexível. É tão século XXI. Contrasta demais com o movimento feminista* que já temagenda tão pronta. E hoje eu acordo e vejo todo um clima de derrota do movimento. E eu pensei "mas que merda é essa?". É tão óbvio que foi um sucesso. E que baixamos o percentual de maneira incrível. E que a "oposição" só está fazendo uma coisa: dizendo que não é homofóbica e que tem um amigo gay. Mudamos tudo. Estamos todos fora do armário, dizendo: "Saiam, homofóbicos". Esse movimento é tão intenso. E sempre inventa uma. Porque isso de mobilizar pra votar, ele já tinha feito. Mas aí alguns militantes inventaram uma nova. Avisar o movimento gay do mundo inteiro. E aí tentar alguma repercussão**. Eu acabei morrendo de rir quando li isso. Fiquei com vontade de legendar o vídeo. Que movimento é esse que leuPierre Lévy certinho. E sabe tudo de internet. O movimento fazendo chover em inovação. E escuta o que de volta? "Bigoduda". Hahahahahaha. Alguém avisa pra esse pessoal todo trabalhado na homofobia que insultos são uma espécie de combustível pra militância. E a gente passa a entender o medo que eles tem de nós. Eles falam, né? "Se o movimento gay se unir, eles ganham, porque eles são muito fortes". Eu passo a vida fazendo q pra comentários desse tipo. Mas cada vez mais entendo. A inteligência está do lado do nosso movimento. A filosofia e todo o pensamento caminha conosco. Nós temos a ironia e eles tem aquele humor chulo, que nem sequer faz sentido. Bigoduda. Eles tem a violência e nós temos essa mobilização viral. Eles tem o mau gosto, eles não sabem nem usar photoshop pra colocar bigodes em morangos. Então eu não ia falar nada sobre a eliminação da Morango. Mas tenho que falar. De como eu tinha ficado deprimida com esse programa. Eu estou, ainda, muito triste, mas o movimento não está. Ele está on fire!. E eu só posso agradecer. Eu só queria agradecer. Prometo cada vez mais respeitar suas táticas, movimento gay. Tem alguém aqui pronto para o século XXI. E não sou eu.

Advocate.com também lamenta. Hahahahahaha.

Outro
link aqui. Da tentativa de internacionalização da questão.

E outro link do Advocate (antes do paredão).

*Quero deixar claro que eu gosto mais do movimento feminista do que eu gosto de mim.

**Eu fiquei sabendo dessa tentativa derepercussão internacional graças à Tata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário